Avançar para o conteúdo principal

SUGESTÃO DE LEITURA SEMANAL (5)



Hoje, 16 de Novembro de 2017, comemora-se o Dia Mundial da Filosofia. Para assinalar esta efeméride a Biblioteca Escolar João Antunes propõe-te a leitura do texto proferido por José Gil, no dia 29 de Maio de 2014, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Loulé, no âmbito do ciclo de conferências «Antes e Depois para Amanhã» que a edilidade louletana promoveu na série «Horizontes do Futuro» para assinalar a comemoração dos 40 anos do 25 de Abril.  A conferência proferida por José Gil intitulou-se O medo de não existir e pode ser acedida clicando aqui

José Gil, é um filósofo português considerado pelo Le Nouvel Observateur um dos «25 grandes pensadores do mundo» contemporâneo.  Nasceu em Maputo (antiga Lourenço Marques), em 1939, e concluiu a licenciatura em Filosofia na Universidade da Sorbonne em 1968. No ano seguinte fez o mestrado com uma tese sobre a moral de Kant, e, em 1982, concluiu o doutoramento com a tese «Corpo, Espaço e Poder» (editada em 1988). Antes, em 1981, fixara-se definitivamente em Portugal, lecionando na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, ao mesmo tempo que repartia a docência por Paris (Colégio Internacional de Filosofia), Amesterdão e São Paulo.

Antes de, em 2004, surgir como autor de Portugal, hoje: o medo de existir, a sua primeira obra escrita diretamente em português, que rapidamente se tornou numa referência do pensamento, José Gil já tinha publicado diversas obras, sobre temas tão diversos como Salazar (Salazar: a retórica da invisibilidade), Fernando Pessoa, a Córsega, o corpo ou O Principezinho, de Saint-Exupéry (Câmara Municipal de Loulé, 2014).

Boas leituras!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Rosas dos Ventos com criatividade

Os alunos do 7º ano da Escola Básica de Sobrado realizaram rosas dos ventos recorrendo a diversos tipos de materiais. Os trabalhos, elaborados no âmbito da disciplina de Geografia, estão expostos na Biblioteca e podem ser vistos a partir da seguinte ligação: Rosas dos Ventos

DIA DO PI (π)

Exposição de trabalhos alusiva à constante π na biblioteca escolar. Estes trabalhos foram elaborados pelos alunos das turmas A e B do 7.º ano de escolaridade sob a orientação da professora Susana Andrade.

Livro do mês de março

  O livro que propomos para o mês de março é uma obra-prima da literatura universal: "Robinson Crusoé". Trata-se de um romance escrito por Daniel Defoe e publicado em 1719 no Reino Unido. A obra é a autobiografia fictícia de um náufrago que passou 28 anos numa ilha tropical remota, próxima de Trinidad, antes de ser resgatado. Trata-se de uma narrativa ao mesmo tempo alegórica e histórica, uma abordagem do modo como um homem consegue sobreviver, graças à sua resiliência e engenho, numa altura em que bens e dinheiro de nada lhe serviam e como esse homem enfrenta a solidão recorrendo ao trabalho e à imaginação. Daniel Defoe é considerado por muitos o primeiro romancista de língua inglesa. Clique para mais informações sobre a obra e o seu autor.