Avançar para o conteúdo principal

CONCURSO «ENSAIO FILOSÓFICO NO ENSINO SECUNDÁRIO»




A Apf,  Associação de Professores de Filosofia, em colaboração com a Rede de Bibliotecas Escolares, lançou a 4.ª edição do concurso «Ensaio Filosófico no Ensino Secundário». Este concurso dirige-se a todos os alunos do ensino secundário público e privado português e visa promover o interesse pela escrita e a reflexão filosóficas, realçar a importância da disciplina de Filosofia na formação geral dos alunos do ensino secundário, consolidar nos alunos competências em literacia da informação e divulgar o trabalho desenvolvido nas escolas do ensino secundário. 

A Associação de Professores de Filosofia não definiu temas, pelo que serão admitidos a concurso todos os ensaios onde sejam discutidos problemas de uma perspetiva filosófica e nos quais sejam mobilizados conhecimentos de Filosofia.

Apenas será admitido a concurso um ensaio por Agrupamento / Escola Secundária. Os Ensaios poderão ser elaborados individualmente ou por grupos de até três alunos.

Todos os Ensaios submetidos a concurso devem ter, pelo menos, um professor orientador, devidamente identificado.

Poderás consultar o regulamento do concurso clicando aqui. Qualquer dúvida ou questão relativa a este concurso poderá ser colocada ao professor bibliotecário.

Desafia o teu professor de Filosofia e concorre. Não tenhas medo de te pôr à prova!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

DIA DO PI (π)

Exposição de trabalhos alusiva à constante π na biblioteca escolar. Estes trabalhos foram elaborados pelos alunos das turmas A e B do 7.º ano de escolaridade sob a orientação da professora Susana Andrade.

Rosas dos Ventos com criatividade

Os alunos do 7º ano da Escola Básica de Sobrado realizaram rosas dos ventos recorrendo a diversos tipos de materiais. Os trabalhos, elaborados no âmbito da disciplina de Geografia, estão expostos na Biblioteca e podem ser vistos a partir da seguinte ligação: Rosas dos Ventos

Livro do mês de março

  O livro que propomos para o mês de março é uma obra-prima da literatura universal: "Robinson Crusoé". Trata-se de um romance escrito por Daniel Defoe e publicado em 1719 no Reino Unido. A obra é a autobiografia fictícia de um náufrago que passou 28 anos numa ilha tropical remota, próxima de Trinidad, antes de ser resgatado. Trata-se de uma narrativa ao mesmo tempo alegórica e histórica, uma abordagem do modo como um homem consegue sobreviver, graças à sua resiliência e engenho, numa altura em que bens e dinheiro de nada lhe serviam e como esse homem enfrenta a solidão recorrendo ao trabalho e à imaginação. Daniel Defoe é considerado por muitos o primeiro romancista de língua inglesa. Clique para mais informações sobre a obra e o seu autor.