Avançar para o conteúdo principal

DIVULGAÇÃO (3)

Clássicos em rede




A Rede de Bibliotecas Escolares em parceria com o Centro de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e as autoras do projeto Olimpus.net desenvolveram o programa Clássicos em Rede que visa promover entre os alunos dos ensinos básico e secundário o conhecimento da Cultura da Antiguidade Clássica. Além disto, este programa pretende que os alunos reconheçam que a Cultura da Antiguidade Clássica nos legou marcas indeléveis que são facilmente perceptíveis na língua, na etimologia, na herança patrimonial, nos modelos estéticos e na arte e no ideário que subjaz a muitas das sociedades contemporâneas, sobretudo nas de cunho Ocidental.

Este programa desenvolve-se em três linhas de actividades: Olimpíadas  Cultura Clássica, Recursos Cultura Clássica e Sessões de Exploração Cultura Clássica. Para ficares a saber mais sobre este projecto, por favor, clica aqui.

Poderás aceder ao Centro de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa clicando aqui e ao projeto Olimpus.net clicando aqui.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

DIA DO PI (π)

Exposição de trabalhos alusiva à constante π na biblioteca escolar. Estes trabalhos foram elaborados pelos alunos das turmas A e B do 7.º ano de escolaridade sob a orientação da professora Susana Andrade.

Rosas dos Ventos com criatividade

Os alunos do 7º ano da Escola Básica de Sobrado realizaram rosas dos ventos recorrendo a diversos tipos de materiais. Os trabalhos, elaborados no âmbito da disciplina de Geografia, estão expostos na Biblioteca e podem ser vistos a partir da seguinte ligação: Rosas dos Ventos

Livro do mês de março

  O livro que propomos para o mês de março é uma obra-prima da literatura universal: "Robinson Crusoé". Trata-se de um romance escrito por Daniel Defoe e publicado em 1719 no Reino Unido. A obra é a autobiografia fictícia de um náufrago que passou 28 anos numa ilha tropical remota, próxima de Trinidad, antes de ser resgatado. Trata-se de uma narrativa ao mesmo tempo alegórica e histórica, uma abordagem do modo como um homem consegue sobreviver, graças à sua resiliência e engenho, numa altura em que bens e dinheiro de nada lhe serviam e como esse homem enfrenta a solidão recorrendo ao trabalho e à imaginação. Daniel Defoe é considerado por muitos o primeiro romancista de língua inglesa. Clique para mais informações sobre a obra e o seu autor.