Avançar para o conteúdo principal

CONCURSO DIA DA BIBLIOTECA ESCOLAR (23 de OUTUBRO) – ENSINO SECUNDÁRIO

Queres ganhar este livro?



Sim! Então, participa neste concurso respondendo às questões relacionadas com a imagem que se segue.



1 – Identifica as três «figuras» representadas / caricaturadas na imagem.
2 – Indica a cidade da Europa Central onde nasceram ou foram criadas essas «figuras».
3 – Identifica o nome do escritor que através da inesquecível terceira personagem a contar da esquerda conseguiu com um humor corrosivo desmontar o absurdo da guerra e ridicularizar os poderosos e a burocracia de um dos impérios europeus que ruíram em 1918.
4 – A cidade onde estas «figuras» tiveram origem caracterizava-se por apresentar até 1935 um número apreciável de diferentes comunidades a viver no seu seio. Menciona as três comunidades maioritárias que aí viverem de forma mais ou menos pacífica até ao início da II Guerra Mundial.
5 – Indica a que comunidade referida na questão anterior está associada o ser artificial e mítico representado na segunda posição a contar da esquerda.
6 – As obras mais notáveis do escritor representado à esquerda foram publicadas postumamente. Refere o nome do amigo desse grande escritor que, contrariando os seus últimos desejos, foi responsável pela publicação da parte mais significativa da sua obra.
7 – Menciona o título de dois dos romances mais conhecidos e lidos do escritor representado do lado esquerdo da imagem.


Responde a estas sete questões numa folha de papel A4 branca, indicando o teu nome, o número e a turma e entrega-a, dobrada em quatro, na biblioteca escolar da Escola Secundária de Valongo até ao dia 2 de novembro. Poderás procurar ajuda para elaborares as tuas respostas na Internet e/ou na biblioteca escolar.
O livro será sorteado entre todos os alunos que conseguirem acertar nas sete questões propostas. Só poderá ser selecionado um vencedor, pois o livro é uma oferta do professor bibliotecário.
Boa sorte!




Comentários

Mensagens populares deste blogue

DIA DO PI (π)

Exposição de trabalhos alusiva à constante π na biblioteca escolar. Estes trabalhos foram elaborados pelos alunos das turmas A e B do 7.º ano de escolaridade sob a orientação da professora Susana Andrade.

O Sistema Solar: exposição de trabalhos dos alunos da turma F3/4 da Escola de Fijós

Os alunos da turma F3/4 da Escola Básica de Fijós construíram, com muita imaginação e criatividade, sistemas solares que estão expostos na Biblioteca da Escola. Vale a pena visualizar os trabalhos através da ligação que se segue: https://drive.google.com/file/d/0B3n6-QPd2Df5MHFuVXEwUTV0bmc/view?usp=sharing

Leituras de Natal

Neste Natal tão atípico quisemos reforçar o espírito desta época com leituras feitas pelos alunos do 2º ciclo. Em articulação com as professoras de Português, os alunos partilharam leituras de autores variados. Esperemos que gostem! Leituras de Natal Leituras de Natal