Avançar para o conteúdo principal

CONCURSO DIA DA BIBLIOTECA ESCOLAR (23 de OUTUBRO) – 2º e 3.º CICLOS DO ENSINO BÁSICO

Queres ganhar este livro?



Sim! Então, participa neste concurso respondendo às questões relacionadas com a imagem que se segue.




1 – As figuras representadas na imagem estão associadas a um conto publicado em 1812 pelos irmãos Grimm. Refere o nome desse conto.
2 – Indica o título dado em Portugal à primeira tradução integral dos contos dos irmãos Grimm.
3 – Refere em que ano foi publicada em Portugal essa tradução integral dos contos dos irmãos Grimm.
4 – Tomando como modelo a obra dos irmãos Grimm, foram realizadas em muitos países da Europa recolhas de contos populares. Refere o nome do escritor português que em 1879 publicou os «Contos populares portugueses».
5 – Alguns destes contos populares, como por exemplo «O capuchinho vermelho», já haviam sido publicados em França no século XVII com uma finalidade moralizadora. Indica o nome do escritor francês que deu pela primeira vez a conhecer ao público esta obra e que muitas vezes é apelidado de “Pai da Literatura Infantil”.
6 – Em 1998 a editora Relógio d’ Água publicou em Portugal uma versão contemporânea do conto popular mais conhecido de todos – «O capuchinho vermelho. Refere o nome da autora espanhola que a escreveu e qual o título que lhe foi dado.

Responde a estas sete questões numa folha de papel A4 branca, indicando o teu nome, o número e a turma e entrega-a, dobrada em quatro, na biblioteca escolar da Escola Secundária de Valongo ou na biblioteca da Escola Básica de Sobrado até ao dia 2 de novembro. Poderás procurar ajuda para elaborares as tuas respostas na Internet e/ou na biblioteca escolar.
O livro será sorteado entre todos os alunos que conseguirem acertar nas sete questões propostas.

Boa sorte!


Comentários

Mensagens populares deste blogue

DIA DO PI (π)

Exposição de trabalhos alusiva à constante π na biblioteca escolar. Estes trabalhos foram elaborados pelos alunos das turmas A e B do 7.º ano de escolaridade sob a orientação da professora Susana Andrade.

O Sistema Solar: exposição de trabalhos dos alunos da turma F3/4 da Escola de Fijós

Os alunos da turma F3/4 da Escola Básica de Fijós construíram, com muita imaginação e criatividade, sistemas solares que estão expostos na Biblioteca da Escola. Vale a pena visualizar os trabalhos através da ligação que se segue: https://drive.google.com/file/d/0B3n6-QPd2Df5MHFuVXEwUTV0bmc/view?usp=sharing

Leituras de Natal

Neste Natal tão atípico quisemos reforçar o espírito desta época com leituras feitas pelos alunos do 2º ciclo. Em articulação com as professoras de Português, os alunos partilharam leituras de autores variados. Esperemos que gostem! Leituras de Natal Leituras de Natal