Avançar para o conteúdo principal

SEMANA DA LEITURA (4)

Encontro com a escritora Mariana Morais Pinheiro




Amanhã, dia 23 de Março, no âmbito da Semana da Leitura, ocorrerá o encontro com a escritora Mariana Morais Pinheiro na Escola Secundária de Valongo. Esta atividade permitirá conhecer a autora, a sua obra (o romance histórico juvenil O falcão de Bonaparte), o seu processo criativo e "reviver" o ambiente histórico das Invasões Francesas, um dos momentos mais dramáticos da nossa História. Além disso, reforçará o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela biblioteca escolar no sentido de promover a leitura e os autores portugueses. Em cima, poderás ver um trailer com o essencial sobre este romance histórico. De seguida poderás ver a imagem da capa do livro, bem como ler a sua sinopse. O falcão de Bonaparte encontra-se disponível para aquisição na biblioteca escolar.


SINOPSE

O Falcão de Bonaparte é uma história de guerra, mas é, sobretudo, uma história de amor.
É a história de um amor proibido entre um tenente francês e uma enfermeira portuguesa. E é também a história de amor de um povo pela sua pátria.
O Falcão de Bonaparte leva-nos numa viagem pelos bastidores da guerra, pelos quartéis e pelos acampamentos militares onde se decidiam as estratégias, e pelos cenários terríveis dos campos de batalha.
Com a II invasão francesa como pano de fundo, o romance espelha o triunfo do amor sobre a guerra e o sacrifício de um povo que batalhou de peito aberto contra o inimigo.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

DIA DO PI (π)

Exposição de trabalhos alusiva à constante π na biblioteca escolar. Estes trabalhos foram elaborados pelos alunos das turmas A e B do 7.º ano de escolaridade sob a orientação da professora Susana Andrade.

O Sistema Solar: exposição de trabalhos dos alunos da turma F3/4 da Escola de Fijós

Os alunos da turma F3/4 da Escola Básica de Fijós construíram, com muita imaginação e criatividade, sistemas solares que estão expostos na Biblioteca da Escola. Vale a pena visualizar os trabalhos através da ligação que se segue: https://drive.google.com/file/d/0B3n6-QPd2Df5MHFuVXEwUTV0bmc/view?usp=sharing

Leituras de Natal

Neste Natal tão atípico quisemos reforçar o espírito desta época com leituras feitas pelos alunos do 2º ciclo. Em articulação com as professoras de Português, os alunos partilharam leituras de autores variados. Esperemos que gostem! Leituras de Natal Leituras de Natal