Avançar para o conteúdo principal

DIA INTERNACIONAL DA MULHER


Homenagens

Hoje é o Dia da Mulher.
Ao longo da história, vários pensadores, humanos e divinos, todos machos, têm-se ocupado da mulher, por diferentes razões:
- Pela sua anatomia
Aristóteles: A mulher é um homem incompleto.
São Tomás de Aquino: A mulher é um erro da natureza, nasce de um esperma em mau estado.
Martinho Lutero: Os homens têm ombros largos e ancas estreitas. Estão dotados de inteligência. As mulheres têm ombros estreitos e ancas largas, para terem filhos e ficarem em casa.
- Pela sua natureza
Francisco de Quevedo: As galinhas põem ovos e as mulheres, cornos.
São João Damasceno: A mulher é uma burra teimosa.
Arthur Schopenhauer: A mulher é um animal de cabelo comprido e pensamento curto.
- Pelo seu destino
Disse Jeová à mulher, segundo a Bíblia: O teu marido dominar-te-á.
Disse Alá a Maomé, segundo o Corão: As boas mulheres são obedientes.

Mulheres, Eduardo Galeano, tradução de José Colaço Barreiros

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Rosas dos Ventos com criatividade

Os alunos do 7º ano da Escola Básica de Sobrado realizaram rosas dos ventos recorrendo a diversos tipos de materiais. Os trabalhos, elaborados no âmbito da disciplina de Geografia, estão expostos na Biblioteca e podem ser vistos a partir da seguinte ligação: Rosas dos Ventos

DIA DO PI (π)

Exposição de trabalhos alusiva à constante π na biblioteca escolar. Estes trabalhos foram elaborados pelos alunos das turmas A e B do 7.º ano de escolaridade sob a orientação da professora Susana Andrade.

Livro do mês de março

  O livro que propomos para o mês de março é uma obra-prima da literatura universal: "Robinson Crusoé". Trata-se de um romance escrito por Daniel Defoe e publicado em 1719 no Reino Unido. A obra é a autobiografia fictícia de um náufrago que passou 28 anos numa ilha tropical remota, próxima de Trinidad, antes de ser resgatado. Trata-se de uma narrativa ao mesmo tempo alegórica e histórica, uma abordagem do modo como um homem consegue sobreviver, graças à sua resiliência e engenho, numa altura em que bens e dinheiro de nada lhe serviam e como esse homem enfrenta a solidão recorrendo ao trabalho e à imaginação. Daniel Defoe é considerado por muitos o primeiro romancista de língua inglesa. Clique para mais informações sobre a obra e o seu autor.