Esta semana, a Biblioteca Escolar João Antunes propõe-te a leitura de um conto de Urbano Tavares Rodrigues intitulado Os Terraços de Junho. Este conto dá o título à coletânea de contos - Os Terraços de Junho: contos e sonhos - editada pelo escritor em 2011. Por favor, acede à obra clicando aqui.
Urbano Tavares Rodrigues não é apenas o grande escritor do Alentejo, das suas gentes e das suas paisagens, é também o romancista e contista de Lisboa e de outras atmosferas cosmopolitas que, como jornalista e professor universitário, bem conheceu, viajando por todo o mundo.
Catedrático jubilado da Faculdade de Letras de Lisboa, membro da Academia das Ciências, tem uma obra literária e ensaística muito vasta e traduzida em inúmeros idiomas, do francês e do espanhol ao russo e ao chinês. Obteve diversos prémios, entre eles o de Vida Literária da Associação Portuguesa de Escritores, o prémio Fernando Namora, o Ricardo Malheiros da Academia das Ciências, etc.
De entre os seus maiores êxitos de crítica e de público, lembramos A noite roxa, Bastardos do Sol, Os insubmissos, Imitação da felicidade, Fuga imóvel, Violeta e a noite, O supremo interdito, Nunca diremos quem sois, A estação dourada.
Urbano Tavares Rodrigues, que foi afastado do ensino universitário durante as ditaduras de Salazar e Caetano, participou activamente na resistência e foi preso e encarcerado por várias vezes nos anos sessenta.
Faleceu no dia 9 de agosto de 2013, em Lisboa.
Comentários
Enviar um comentário