Avançar para o conteúdo principal

CONCURSO

Anna Atkins: uma cientista num mundo ainda dominado por homens.



Anna Atkins foi uma botânica e fotógrafa inglesa da época vitoriana que precocemente se envolveu nas atividades científicas do seu pai, um respeitável cientista, que foi secretário da Royal Society e um colaborador assíduo do British Museum. O grande mérito desta cientista foi ter empreendido o primeiro projeto que demonstrou que a fotografia, uma técnica inovadora na sua época, apresentava um enorme potencial para a documentação científica ao mesmo tempo que evidenciava características estéticas importantes.

Com base na informação disponibilizada no placard da biblioteca escolar e, se necessário, numa pequena pesquisa realizada na Internet, responde ao questionário elaborado para este concurso e habilita-te a ganhares um livro.



O prémio será atribuído ao aluno da Escola Secundária de Valongo que acertar na resposta correta do maior número de questões, no menor período de tempo. Todas as questões são de resposta obrigatória. Participa! O concurso termina no dia 9 de Março.

Para acederes ao questionário basta apenas clicares aqui.

Nota: Por razões técnicas não foi possível grafar os nomes dos géneros e das espécies em itálico, como seria correto.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

DIA DO PI (π)

Exposição de trabalhos alusiva à constante π na biblioteca escolar. Estes trabalhos foram elaborados pelos alunos das turmas A e B do 7.º ano de escolaridade sob a orientação da professora Susana Andrade.

Rosas dos Ventos com criatividade

Os alunos do 7º ano da Escola Básica de Sobrado realizaram rosas dos ventos recorrendo a diversos tipos de materiais. Os trabalhos, elaborados no âmbito da disciplina de Geografia, estão expostos na Biblioteca e podem ser vistos a partir da seguinte ligação: Rosas dos Ventos

Livro do mês de março

  O livro que propomos para o mês de março é uma obra-prima da literatura universal: "Robinson Crusoé". Trata-se de um romance escrito por Daniel Defoe e publicado em 1719 no Reino Unido. A obra é a autobiografia fictícia de um náufrago que passou 28 anos numa ilha tropical remota, próxima de Trinidad, antes de ser resgatado. Trata-se de uma narrativa ao mesmo tempo alegórica e histórica, uma abordagem do modo como um homem consegue sobreviver, graças à sua resiliência e engenho, numa altura em que bens e dinheiro de nada lhe serviam e como esse homem enfrenta a solidão recorrendo ao trabalho e à imaginação. Daniel Defoe é considerado por muitos o primeiro romancista de língua inglesa. Clique para mais informações sobre a obra e o seu autor.