Avançar para o conteúdo principal

Livro do mês de dezembro "Dom Quixote de La Mancha"

O livro que decidimos destacar este mês é uma sugestão da aluna Inês Babo, do 8º ano da Escola Básica de Sobrado. A Inês gosta muito de ler. Vem, com regularidade, à Biblioteca da Escola escolher livros e a sua próxima leitura será o "Dom Quixote de La Mancha."

"Gosto muito de romances e achei que o Dom Quixote seria uma boa escolha por ser um clássico que já conhecia e admirava, a ponto de dizer que gostava de me apaixonar por alguém como o Dom Quixote. Porquê? Por ele ser admirável: louco e apaixonado, mostra que não desiste. Apesar de não ter a certeza que a sua amada Dulcineia existe, continua à sua procura. Atrai-me esta personagem do Dom Quixote e o contexto medieval de todo o livro (o cavaleiro, o escudeiro Sancho Pança...). Os livros passados na Idade Média agradam-me pois gosto do vocabulário que é utilizado e também por me inspirarem para escrever poesia. A minha mãe também gosta de ler e de escrever e eu herdei isso dela."


O escritor espanhol Miguel de Cervantes é o autor desta obra que foi publicada em 1605. É considerada uma das obras primas da literatura castelhana.

Para mais informações sobre esta obra e o seu autor pode consultar a  Infopédia.


Dom Quixote do pintor português Amadeo de Souza Cardoso



Comentários

Mensagens populares deste blogue

DIA DO PI (π)

Exposição de trabalhos alusiva à constante π na biblioteca escolar. Estes trabalhos foram elaborados pelos alunos das turmas A e B do 7.º ano de escolaridade sob a orientação da professora Susana Andrade.

Rosas dos Ventos com criatividade

Os alunos do 7º ano da Escola Básica de Sobrado realizaram rosas dos ventos recorrendo a diversos tipos de materiais. Os trabalhos, elaborados no âmbito da disciplina de Geografia, estão expostos na Biblioteca e podem ser vistos a partir da seguinte ligação: Rosas dos Ventos

Livro do mês de março

  O livro que propomos para o mês de março é uma obra-prima da literatura universal: "Robinson Crusoé". Trata-se de um romance escrito por Daniel Defoe e publicado em 1719 no Reino Unido. A obra é a autobiografia fictícia de um náufrago que passou 28 anos numa ilha tropical remota, próxima de Trinidad, antes de ser resgatado. Trata-se de uma narrativa ao mesmo tempo alegórica e histórica, uma abordagem do modo como um homem consegue sobreviver, graças à sua resiliência e engenho, numa altura em que bens e dinheiro de nada lhe serviam e como esse homem enfrenta a solidão recorrendo ao trabalho e à imaginação. Daniel Defoe é considerado por muitos o primeiro romancista de língua inglesa. Clique para mais informações sobre a obra e o seu autor.