Avançar para o conteúdo principal

Mensagens

A mostrar mensagens de maio, 2018

SUGESTÃO DE LEITURA DIGITAL (29)

Esta semana, a Biblioteca Escolar João Antunes propõe-te a leitura de uma narrativa de Mário Zambujal intitulada Um velório alegre. Este narrativa integra a obra Primeiro as senhoras: relato do último bom malandro.  Por favor, acede à narrativa clicando  aqui .  Na Biblioteca Escolar João Antunes estão disponíveis os seguintes títulos de Mário Zambujal: Crónica dos bons malandros , Histórias do fim da rua , À noite logo se vê , e Cafoné . Boas leituras!

A LEITURA E A ARTE (34)

Leitura de uma carta , 1874, Alfredo Keil

POEMA DA SEMANA (34)

A Mais Perfeita Imagem Se eu varresse todas as manhãs as pequenas agulhas que caem deste arbusto e o chão que lhes dá casa, teria uma metáfora perfeita para o que me levou a desamar-te. Se todas as manhãs lavasse esta janela e, no fulgor do vidro, além do meu reflexo, sentisse distrair-se a transparência que o nada representa, veria que o arbusto não passa de um inferno, ausente o decassílabo da chama. Se todas as manhãs olhasse a teia a enfeitar-lhe os ramos, também a entendia, a essa imperfeição de Maio a Agosto que lhe corrompe os fios e lhes desarma geometria. E a cor. Mesmo se agora visse este poema em tom de conclusão, notaria como o seu verso cresce, sem rimar, numa prosódia incerta e descontínua que foge ao meu comum. O devagar do vento, a erosão. Veria que a saudade pertence a outra teia de outro tempo, não é daqui, mas se emprestou a um neurónio meu, unia memória que teima ainda uma qualquer beleza: o fogo de uma pira funerária. A mais perfeita imagem da arte. E do adeus.

SUGESTÃO DE LEITURA DIGITAL (28)

Esta semana, a proposta de leitura digital passa pelo maior contista brasileiro contemporâneo, Dalton Trevisan, que muito provavelmente ainda não conheces, mas que certamente te vai entusiasmar. Dalton Trevisan foi o vencedor, em 2012,  da 24.ª edição do Prémio Camões. Foi eleito por unanimidade pelo júri, pelo conjunto da sua obra. O Prémio Camões, como sabes, é um dos maiores galardões que se podem conferir aos autores de língua portuguesa. Este prémio resulta de uma parceria entre os governos de Portugal e do Brasil. Para te familiarizares com a extraordinária habilidade de contista de Dalton Trevisan, a Biblioteca Escolar João Antunes propõe-te a leitura de alguns pequenos contos destes autor ( v. g. Criança; Grávida porém virgem; Em busca da Curitiba perdida, etc.). Para acederes a estes e outros contos basta apenas clicares aqui . Gostaste destes contos? Sim!... Então procura leres outras obras deste escritor. A biblioteca da Escola Secundária de Valongo tem para empréstim

22 DE MAIO - DIA DO AUTOR PORTUGUÊS

«A vantagem das datas assinaladas é a de pensarmos, com especial atenção, no que não deverá ser votado ao esquecimento. Saudemos as cantigas trovadorescas , evocando o som da cítara, as fontes, os bosques e os mares de Vigo; recordemos o príncipe dos poetas, exaltando o nosso orgulho épico; relembremos a reflexão mordaz de Eça – ainda tão atual – sobre a sociedade; evoquemos Pessoa e as questões da existência em que nos revemos.  «Haveria ainda uma infindável lista de cientistas, de romancistas, de filósofos e de músicos nacionais a merecer referência. Na impossibilidade de o fazermos, fica a breve evocação, fazendo-se justiça, em pensamento, a todos os autores portugueses de hoje e de sempre» (Associação de Professores de Português, 2016).» Para conheceres as iniciativas que este ano a Sociedade Portuguesa de Autores vai promover para assinalar este dia, por favor, clica  aqui .

A LEITURA E A ARTE (33)

Retrato de Isabel de Portugal , 1548, Ticiano

POEMA DA SEMANA (33)

Sobre um Poema Um poema cresce inseguramente na confusão da carne, sobe ainda sem palavras, só ferocidade e gosto, talvez como sangue ou sombra de sangue pelos canais do ser. Fora existe o mundo. Fora, a esplêndida violência ou os bagos de uva de onde nascem as raízes minúsculas do sol. Fora, os corpos genuínos e inalteráveis do nosso amor, os rios, a grande paz exterior das coisas, as folhas dormindo o silêncio, as sementes à beira do vento, - a hora teatral da posse. E o poema cresce tomando tudo em seu regaço. E já nenhum poder destrói o poema. Insustentável, único, invade as órbitas, a face amorfa das paredes, a miséria dos minutos, a força sustida das coisas, a redonda e livre harmonia do mundo. - Em baixo o instrumento perplexo ignora a espinha do mistério. - E o poema faz-se contra o tempo e a carne. Herberto Helder

SUGESTÃO DE LEITURA DIGITAL (27)

Esta semana, a proposta de leitura digital passa pelo poeta, cantor e compositor brasileiro Vinicius de Moraes. Já leste alguma obra dele? Sim? Não? Para quem quiser ler ou reler algo deste autor multifacetado, a Biblioteca Escolar João Antunes propõe a leitura do conto «Para uma menina com uma flor: conto carioca». Para acederes a este conto basta apenas clicares  aqui . A equipa da biblioteca escolar espera que este conto te desperte a vontade de leres outras obras deste autor. Na Biblioteca Escolar João Antunes está disponível a Antologia poética de Vinicius de Moraes com seleção e organização de Antonio Cicero  e Eucanaã Ferraz. Boas leituras!

O legado dos antepassados: histórias da nossa História

 Foi com muito gosto que recebemos o Nuno Alexandre Ferreira, nosso antigo aluno, em duas sessões com alunos do 6º e do 9º anos, onde o tema foi a História de Sobrado. O Nuno tem desenvolvido um trabalho de investigação sobre aspetos da História local, sobre a Igreja de Sobrado (a mais antiga do concelho de Valongo e sobre a qual já publicou um livro em 2016) e tem vindo a descobrir muitas curiosidades ligadas ao quotidiano das famílias locais e que os alunos gostaram de ouvir, dando contributos sobre histórias já ouvidas em família. Procuramos, deste modo, incentivar o gosto pelo conhecimento do passado, pela importância de ouvir as vivências dos mais velhos e de percebermos como a História é fundamental para compreendermos melhor o presente. 

A LEITURA E A ARTE (32)

Leitura , Di Cavalcanti

POEMA DA SEMANA (32)

O Anel de Vidro Aquele pequenino anel que tu me deste, — Ai de mim — era vidro e logo se quebrou... Assim também o eterno amor que prometeste, — Eterno! era bem pouco e cedo se acabou. Frágil penhor que foi do amor que me tiveste, Símbolo da afeição que o tempo aniquilou, — Aquele pequenino anel que tu me deste, — Ai de mim — era vidro e logo se quebrou... Não me turbou, porém, o despeito que investe Gritando maldições contra aquilo que amou. De ti conservo no peito a saudade celeste... Como também guardei o pó que me ficou Daquele pequenino anel que tu me deste... Manuel Bandeira

SUGESTÃO DE LEITURA DIGITAL (26)

Para conheceres melhor a obra narrativa da grande poetisa portuguesa do século XX Sophia de Mello Breyner Andresen, a Biblioteca Escolar João Antunes propõe-te a leitura do conto «A viagem» integrado no livro Contos exemplares . Para acederes a este conto basta apenas clicares  aqui . A equipa da biblioteca escolar espera que este conto te desperte a vontade de leres outras obras desta autora incontornável da literatura portuguesa. Na Biblioteca Escolar João Antunes estão disponíveis os seguintes títulos de Sophia de Mello Breyner Andresen: Histórias da terra e do mar , Contos exemplares , O rapaz de bronze , O cavaleiro da Dinamarca , O colar , Obra poética , Navegações . Boas leituras!

9 DE MAIO - DIA DA EUROPA

«No Dia da Europa, que se comemora todos os anos no dia 9 de maio, festeja-se a paz e a unidade do continente europeu. Esta data assinala o aniversário da histórica  "Declaração Schuman" . Num discurso proferido em Paris, em 1950, Robert Schuman, o então Ministro dos Negócios Estrangeiros francês, expôs a sua visão de uma nova forma de cooperação política na Europa, que tornaria impensável a eclosão de uma guerra entre países europeus. «Defendia, assim a criação de uma instituição europeia encarregada de gerir em comum a produção do carvão e do aço. Menos de um ano mais tarde, era assinado um tratado que criava uma entidade com essas funções. Considera-se que a União Europeia atual teve início com a proposta de Schuman. Este ano, «para comemorar o Dia da Europa, as instituições europeias abrem as portas ao público em 5 de maio em Bruxelas, em 5 e 9 de maio no Luxemburgo e em 10 de junho em Estrasburgo. «As Representações da UE na Europa e as Delegações da UE

EXPOSIÇÃO «CIÊNCIA & ARTE: PARTÍCULAS E PIGMENTOS»

No átrio de entrada da biblioteca escolar está patente à comunidade escolar a exposição Ciência & Arte: partículas e pigmentos . Esta exposição resultou de uma parceria estabelecida entre a biblioteca escolar e o Grupo de Biologia e Geologia e foi concebida pela Yorn, uma empresa do grupo Vodafone. A biblioteca tem disponível para empréstimo um guião pedagógico que permite explorar melhor a exposição. Não percas esta oportunidade de aumentares o teu conhecimento e perceberes as conexões entre a Ciência e Arte. 

Autor do mês de maio - Ondjaki

Ondjaki é o pseudónimo de Ndalu de Almeida. Nasceu em Luanda (Angola) em 1977.     Tem uma vasta obra publicada em várias línguas e alguns prémios literários.    Para saber mais sobre este autor consulte: http://www.kazukuta.com/ondjaki/ondjaki.html            https://www.portaldaliteratura.com/autores.php?autor=1298          No nosso catálogo existem alguns títulos deste autor.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                    

A LEITURA E A ARTE (31)

Jeune fille lisant , cerca de 1882, Albert Anker

POEMA DA SEMANA (31)

Pequeno Poema Quando eu nasci, ficou tudo como estava. Nem homens cortaram veias, nem o Sol escureceu, nem houve estrelas a mais... Somente, esquecida das dores, a minha Mãe sorriu e agradeceu. Quando eu nasci, não houve nada de novo senão eu. As nuvens não se espantaram, não enlouqueceu ninguém... Pra que o dia fosse enorme, bastava toda a ternura que olhava nos olhos de minha Mãe... Sebastião da Gama

Era uma vez um castelo...

Finalmente divulgamos as várias maquetes de castelos que estiveram expostas na nossa biblioteca. Este foi um projeto interdisciplinar, no âmbito do "Aprender com a Biblioteca", que envolveu todos os alunos dos 5º, 6º e 7º anos, a várias disciplinas, que contou com a colaboração dos pais/EE e que culminou numa exposição e concurso que decorreu na última semana do 2º período. Também o jornal "O Bugio", na sua edição do 2º período, contém vários artigos, trabalhos escritos e passatempos realizados no contexto deste projeto. O resultado foi bastante positivo e prova disso é o trabalho que os alunos continuam a realizar, desta vez na disciplina de Educação Musical. A ver (e ouvir) em breve... Castelo de Póvoa de Lanhoso - Rúben Eduardo, 7º C Castelo de Almourol  Gonçalo Silva e Rúben Ferreira, 7º C Castelo de Arraiolos Dinis, Roque e Helder, 6º C Estes foram os três castelos vencedores do concurso. Para ver todos os

Autor do mês de abril- Fernando Pessoa

No mês de abril, o destaque foi para Fernando Pessoa.  Se quiser saber mais sobre a vida e a obra deste escritor, pode aceder à página da Casa Fernando Pessoa http://casafernandopessoa.pt/pt/cfp No comboio descendente Vinha tudo à gargalhada, Uns por verem rir os outros E os outros sem ser por nada No comboio descendente De Queluz à Cruz Quebrada No comboio descendente Vinham todos à janela, Uns calados para os outros E os outros a dar-lhes trela No comboio descendente Da Cruz Quebrada a Palmela No comboio descendente Mas que grande reinação! Uns dormindo, outros com sono, E os outros nem sim nem não No comboio descendente De Palmela a Portimão…

SUGESTÃO DE LEITURA DIGITAL (25)

José Saramago foi o único escritor português a quem foi atribuído o Prémio Nobel da Literatura. Para revisitares a sua obra, a Biblioteca Escolar João Antunes propõe-te a leitura de O conto da ilha desconhecida . Para acederes a este conto basta apenas clicares aqui . A equipa da biblioteca escolar espera que este conto te desperte a vontade de leres outras obras deste autor. Na Biblioteca Escolar João Antunes estão disponíveis os seguintes títulos de José Saramago: Levantado do chão , O ano da morte de Ricardo Reis , História do cerco de Lisboa , Memorial do convento , Ensaio sobre a cegueira , Todos os nomes , Os poemas possíveis ; O evangelho segundo Jesus Cristo , A jangada de pedra , A viagem do elefante , As pequenas memórias , Ensaio sobre a lucidez . Boas leituras!

3 DE MAIO - DIA INTERNACIONAL DA LIBERDADE DE IMPRENSA

O Dia Internacional da Liberdade de Imprensa celebra-se a 3 de maio e tem como finalidade relembrar a necessidade de se atingirem em todos os países do Mundo os seguintes objectivos: - promover os princípios fundamentais da liberdade de imprensa; - combater os ataques feitos aos media e impedir as violações à liberdade de imprensa; - lembrar os jornalistas que são vítimas de ataques, capturados, torturados ou a quem são impostas limitações no exercer da sua profissão; - prestar homenagem a todos os profissionais que faleceram vítimas de ataques terroristas ou que foram assassinados por organizações terroristas. A propósito deste dia, convém relembrar a mensagem da Diretora-Geral da UNESCO, Audrey Azoulay, por ocasião do Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor: «Em 23 de abril de 1616 perderam-se dois gigantes da literatura mundial, dois precursores cuja obra revolucionaria o estilo de escrita e de conceção da criação literária: Cervantes e Shakespeare. Esta coinci

CURSO ONLINE PORDATA

Formação Podes consulta a estrutura do curso clicando  aqui . Para começares esta formação basta apenas clicares  aqui . Não percas esta oportunidade de adquirires conhecimentos sobre como pesquisares e utilizares dados estatísticos. Boa formação!

Exposição de maquetes

Está patente, na Biblioteca da Escola Básica de Sobrado, uma exposição de maquetes de habitações realizadas pelos alunos do 9º ano, no âmbito da disciplina de Educação Visual.

Últimas iniciativas: conhecer a obra de Escher

Os alunos do 7ºAS dedicaram-se, nas aulas de Educação Visual, à obra de Escher e realizaram trabalhos que podem ser vistos no placar à entrada da Biblioteca.

Últimas iniciativas: Nunca é demais lembrar!!!

Últimas iniciativas: Exposição “Presse Paper da sexualidade”

Exposição “Presse Paper da sexualidade” foi uma exposição dinamizada pelo PRESSE, com o apoio da Editora Santillana e que esteve na nossa biblioteca. Durante a visita que as turmas efetuaram à exposição, acompanhadas pelas docentes de Ciências Naturais e pela docente de E.M.R.C. os alunos realizaram atividades e registos vários sobre esta temática.

MELHOR LEITOR(A) DO PERÍODO (2)

2.º Período Na Escola Secundária de Valongo, a melhor leitora do segundo período período foi a aluna Diana Sousa, número 9 da turma 1.º TOT. Ao longo do segundo período a aluna leu 7 livros diferentes:  A rapariga que roubava livros de Markus Zusak; Irmãos de sangue de Christopher Paolini; As lágrimas da lua de Nora Roberts; O quarto protocolo de Frederick Forsyth; Predestinado de Philippa Gregory; A fórmula do amor de Álex Rovira e Francesc Miralles; e Brisingr de Christopher Paolini.  Pelo seu mérito foram-lhe atribuídos dois prémios, um oferecido pelo Agrupamento de Escolas de Valongo  e outro pelo professor bibliotecário ( Contos fantásticos de Edgar Allan Poe) . Parabéns, Diana!