Avançar para o conteúdo principal

Autor do mês de dezembro - José Luís Peixoto

Entre o infinito do céu e o infinito da terra, existe o teu infinito, igualmente desmedido e ilimitado. Mãe, o tempo não é capaz de conter-te.
in "O teu ventre"



Nasceu em Galveias, Ponte de Sor, a 4 de setembro de 1974 é um narrador, poeta e dramaturgo.Com apenas 27 anos, José Luís Peixoto foi o mais jovem vencedor de sempre do Prémio Literário José Saramago. Desde esse reconhecimento, a sua obra tem recebido amplo destaque nacional e internacional. Os seus livros estão traduzidos e publicados em 26 idiomas. “ Morreste-me” foi escolhido como um dos 10 livros da primeira década do século XXI pela “revista Visão”. “Nenhum Olhar” foi escolhido como um dos livros da década pelo “ jornal Expresso” e foi considerado pelo “Financial Times” dos melhores romances publicados em Inglaterra em 2007, tendo também sido incluído no programa “Discover Great New Writers” das livrarias americanas “Barnes & Noble”. O romance “Uma Casa na Escuridão” foi incluído na edição europeia de "1001 Livros para Ler Antes de Morrer” - Um guia cronológico dos mais importantes romances de todos os tempos. A sua obra tem sido adaptada para espetáculos e obras artísticas de diversos géneros. José Luís Peixoto tem sido colunista de vários órgãos da imprensa portuguesa, como é o caso do “Jornal de Letras” ou das revistas” Visão”, “GQ”, ” Time Out”, ”Notícias Magazine”, “UP”, entre outras.

Prémios
Prémio José Saramago, 2001Prémio Cálamo Outra Mirada, 2007
Prémio Libro d' Europa, 2013
Oceanos - Prémio de Literatura em Língua Portuguesa, 2016
Obras Publicada
Ficção
2000 - Morreste-me
2000 - Nenhum Olhar
2002 - Uma Casa na Escuridão
2003 - Antídoto
2006 - Cemitério de Pianos
2007 - Cal
Poesia
2001 - A Criança em Ruínas
2002 - A Casa, a Escuridão
2008 - Gaveta de papéis
Literatura de Viagem
2012 - Dentro do Segredo - Uma viagem na Coreia do Norte
2017 - O Caminho Imperfeito Literatura Infanto-Juvenil
2012 - A Mãe que Chovia
2016 - Todos os Escritores do Mundo Têm a Cabeça Cheia de Piolhos. (Fonte:Wikipédia)



Comentários

Mensagens populares deste blogue

DIA DO PI (π)

Exposição de trabalhos alusiva à constante π na biblioteca escolar. Estes trabalhos foram elaborados pelos alunos das turmas A e B do 7.º ano de escolaridade sob a orientação da professora Susana Andrade.

Rosas dos Ventos com criatividade

Os alunos do 7º ano da Escola Básica de Sobrado realizaram rosas dos ventos recorrendo a diversos tipos de materiais. Os trabalhos, elaborados no âmbito da disciplina de Geografia, estão expostos na Biblioteca e podem ser vistos a partir da seguinte ligação: Rosas dos Ventos

Exposição de maquetes

Está patente, na Biblioteca da Escola Básica de Sobrado, uma exposição de maquetes de habitações realizadas pelos alunos do 9º ano, no âmbito da disciplina de Educação Visual.