Avançar para o conteúdo principal

25 de Abril - a Liberdade - concurso literário

 As Bibliotecas Escolares do concelho de Valongo, em conjunto com a Biblioteca Municipal, dinamizaram um concurso literário para os alunos do 6º ano, integrado nas comemorações do 25 de Abril. Este projeto foi, na nossa Escola,  trabalhado em articulação com as docentes de História e Geografia de Portugal e de Português, no âmbito dos conteúdos programáticos relacionados com a Revolução dos Cravos e a conquista da Liberdade e com o texto narrativo. Os alunos tiveram sessões na Biblioteca em que analisaram diferentes situações relacionadas com o direito e o exercício responsável da Liberdade (em grupo, analisaram e discutiram notícias de jornal, o Regulamento Interno do Agrupamento e outros documentos que colocam situações interessantes para análise). Posteriormente, construíram textos criativos que foram selecionados para ser escolhido aquele que iria representar o Agrupamento na eliminatória final.
O texto do Rúben Barbosa, do 6ºA foi o vencedor. A divulgação do trabalho vencedor e a entrega do prémio decorreram na sessão solene comemorativa do 25 de abril, nos paços do concelho de Valongo.
Os trabalhos selecionados estão disponíveis a partir do endereço que a seguir indicamos, bem como os textos que cada Agrupamento do concelho levou a concurso.
Independentemente da Escola ter vencido este prémio, esta foi uma atividade muito enriquecedora como articulação entre as disciplinas, como incentivo à escrita e como reflexão de um assunto tão relevante como é o significado e a importância da Liberdade.


Textos da Escola de Sobrado

http://www.calameo.com/read/000754689417431f4b703 

Textos dos Agrupamentos de Valongo

http://www.calameo.com/read/000754689031b1143292a

Comentários

Mensagens populares deste blogue

DIA DO PI (π)

Exposição de trabalhos alusiva à constante π na biblioteca escolar. Estes trabalhos foram elaborados pelos alunos das turmas A e B do 7.º ano de escolaridade sob a orientação da professora Susana Andrade.

O Sistema Solar: exposição de trabalhos dos alunos da turma F3/4 da Escola de Fijós

Os alunos da turma F3/4 da Escola Básica de Fijós construíram, com muita imaginação e criatividade, sistemas solares que estão expostos na Biblioteca da Escola. Vale a pena visualizar os trabalhos através da ligação que se segue: https://drive.google.com/file/d/0B3n6-QPd2Df5MHFuVXEwUTV0bmc/view?usp=sharing

Leituras de Natal

Neste Natal tão atípico quisemos reforçar o espírito desta época com leituras feitas pelos alunos do 2º ciclo. Em articulação com as professoras de Português, os alunos partilharam leituras de autores variados. Esperemos que gostem! Leituras de Natal Leituras de Natal