A Semana Aberta é sempre a altura que todos aproveitamos para concretizar alguns projetos e realizar algumas iniciativas de caráter mais lúdico. E a Biblioteca é o espaço ideal para muito acontecer! Assim, tivemos uma semana muito preenchida. Para começar, o espaço preencheu-se com duas exposições diferentes: “Vulcão, utopia em estado
de erupção” foi uma mostra dos vulcões realizados pelos alunos do 7º ano, no âmbito da disciplina de Ciências Naturais e que resultou, ainda, numa votação para ser escolhido o melhor vulcão; "Uma tarde nas oficinas de Serralves" tratou-se de uma exposição dos trabalhos realizados pelos alunos do 5º ano durante a participação em diferentes oficinas de Serralves. Foram trabalhos variados de pintura, desenho e legendagem de fotografias que resultaram de propostas feitas pelos vários guias que orientaram os grupos.
Em simultâneo, a Biblioteca recebeu avós e avôs que estiveram num encontro com os nossos alunos para lhes contar como era a vida de outros tempos. Os mais novos surpreenderam-se com relatos de um mundo em que não havia eletricidade, nem televisão, nem telemóveis e em que muitas vezes, o caminho para a escola era percorrido descalço e já com muito trabalho feito. No dia a seguir, entrou em cena a Matemática com jogos de tabuleiro do tempo dos romanos. Os alunos do 6º ano vão preparar-se, no 3º período, para participarem numas olimpíadas, em Braga e, para esse efeito, as professoras de Matemática adquiriram alguns destes jogos para os alunos treinarem na Biblioteca. No dia a seguir, já sem aulas, foi a vez dos concursos de leitura (em francês, português e inglês). Este foi o dia para lembrar que esta era, também, a Semana da Leitura, este ano sob o lema "Elos de Leitura". Houve, ainda, tempo para uma sessão de poesia " A poesia é uma névoa", dedicada às Ciências. Como não podia deixar de ser, António Gedeão e Jorge Sousa Braga foram os poetas mais lidos. Todos estes momentos podem ser recordados através das fotografias que surgem neste blogue, no espaço lateral da direita.
Comentários
Enviar um comentário