Avançar para o conteúdo principal

Conto Andarilho

"A sementinha especial" foi o título do conto andarilho que os terceiros anos das escolas de Sobrado apresentaram na sessão realizada na Casa das Artes, em Valongo. Inspirado na tradição do linho que marcou o quotidiano das gerações de Sobrado até meados do século XX, o conto passa-se com três primos que, com o objetivo de encontrarem disfarces para levarem à festa de Carnaval, encontram, no sótão dos tios avós, um lençol feito de um tecido que não conheciam. Curiosos, procuram descobrir mais sobre o processo de cultivo e de produção do linho. O lençol acaba por dar um bom disfarce de fantasma e as sementes de linho que encontram num baú velho serão ser semeadas pelo tio avô Joaquim. Quando, finalmente, desabrocham, os três meninos ficam maravilhados com os seus tons de azul.
O conto foi ilustrado pelos alunos da Educação Pré Escolar e está disponível em formado  de livro digital.


http://en.calameo.com/read/00075468927a8754174bd






Comentários

Mensagens populares deste blogue

DIA DO PI (π)

Exposição de trabalhos alusiva à constante π na biblioteca escolar. Estes trabalhos foram elaborados pelos alunos das turmas A e B do 7.º ano de escolaridade sob a orientação da professora Susana Andrade.

Rosas dos Ventos com criatividade

Os alunos do 7º ano da Escola Básica de Sobrado realizaram rosas dos ventos recorrendo a diversos tipos de materiais. Os trabalhos, elaborados no âmbito da disciplina de Geografia, estão expostos na Biblioteca e podem ser vistos a partir da seguinte ligação: Rosas dos Ventos

Livro do mês de março

  O livro que propomos para o mês de março é uma obra-prima da literatura universal: "Robinson Crusoé". Trata-se de um romance escrito por Daniel Defoe e publicado em 1719 no Reino Unido. A obra é a autobiografia fictícia de um náufrago que passou 28 anos numa ilha tropical remota, próxima de Trinidad, antes de ser resgatado. Trata-se de uma narrativa ao mesmo tempo alegórica e histórica, uma abordagem do modo como um homem consegue sobreviver, graças à sua resiliência e engenho, numa altura em que bens e dinheiro de nada lhe serviam e como esse homem enfrenta a solidão recorrendo ao trabalho e à imaginação. Daniel Defoe é considerado por muitos o primeiro romancista de língua inglesa. Clique para mais informações sobre a obra e o seu autor.