Inventa uma
história
Ainda no âmbito das sessões sobre a água que dinamizámos com os alunos das turmas de 1º ciclo, propusémos, aos alunos do 4º ano, a continuação de uma história a partir de duas introduções. Selecionámos dois textos que demonstram criatividade e uma coerência de ideias, mas que também revelam o domínio das regras da escrita de diálogo.
“Era uma vez um menino chamado Paulo que vivia rodeado de
lagos com peixes, árvores, relva e areia. Um dia, ao acordar, Paulo reparou que
a água do seu lago preferido estava suja.”
Então disse à mãe que queria um saco, luvas e pás. Foi para
o lago e começou a limpar.
- Vou começar a pôr as mãos à obra! – exclamou o Paulo.
Depois de ter a água limpa, ouviu uma voz…
- Olá, como te chamas? – perguntou o peixe.
- Olá, eu chamo-me Paulo. E tu, como te chamas?
- Eu chamo-me Peixe.
- Queres ser meu amigo?
- Sim, quero - respondeu o peixe.
Então o Paulo perguntou-lhe:
- Peixe, posso cá voltar?
- Sim! Podes vir cá quando quiseres, Paulo.
Augusta Marujo, turma F1/4
da EB1/JI de Fijós
“Era uma vez um menino chamado
Paulo que vivia rodeado de lagos com peixes, árvores, relva e areia. Um dia, ao
acordar, Paulo reparou que a água do seu lago preferido mal lhe chegava aos
joelhos.”
Paulo ficou triste e, de
repente, ouviu alguém a chorar. Era um peixe pequenino que estava fora de água.
E o Paulo perguntou-lhe:
- Porque estás a chorar?
- Estou a chorar porque não tenho
água – disse o peixinho.
O Paulo levou-o para sua casa e
pô-lo num aquário.
- Desliga a água! – berrou o
peixinho.
- Porquê? – perguntou o Paulo.
- Porque vais gastar a água do
lago! – exclamou o peixinho.
O Paulo desligou a água, olhou
para o lago e viu a água a subir. Então, o peixinho voltou para o lago.
Marco António Rocha, turma
C4 do CE de Campelo
Comentários
Enviar um comentário