Avançar para o conteúdo principal

Inventa uma história

 Ainda no âmbito das sessões sobre a água que dinamizámos com os alunos das turmas de 1º ciclo, propusémos, aos alunos do 4º ano, a continuação de uma história a partir de duas introduções. Selecionámos dois textos que demonstram criatividade e uma coerência de ideias, mas que também revelam o domínio das regras da escrita de diálogo.

“Era uma vez um menino chamado Paulo que vivia rodeado de lagos com peixes, árvores, relva e areia. Um dia, ao acordar, Paulo reparou que a água do seu lago preferido estava suja.”

Então disse à mãe que queria um saco, luvas e pás. Foi para o lago e começou a limpar.
- Vou começar a pôr as mãos à obra! – exclamou o Paulo.
Depois de ter a água limpa, ouviu uma voz…
- Olá, como te chamas? – perguntou o peixe.
- Olá, eu chamo-me Paulo. E tu, como te chamas?
- Eu chamo-me Peixe.
- Queres ser meu amigo?
- Sim, quero - respondeu o peixe.
Então o Paulo perguntou-lhe:
- Peixe, posso cá voltar?
- Sim! Podes vir cá quando quiseres, Paulo.
Augusta Marujo, turma F1/4 da EB1/JI de Fijós

“Era uma vez um menino chamado Paulo que vivia rodeado de lagos com peixes, árvores, relva e areia. Um dia, ao acordar, Paulo reparou que a água do seu lago preferido mal lhe chegava aos joelhos.”
Paulo ficou triste e, de repente, ouviu alguém a chorar. Era um peixe pequenino que estava fora de água. E o Paulo perguntou-lhe:
- Porque estás a chorar?
- Estou a chorar porque não tenho água – disse o peixinho.
O Paulo levou-o para sua casa e pô-lo num aquário.
- Desliga a água! – berrou o peixinho.
- Porquê? – perguntou o Paulo.
- Porque vais gastar a água do lago! – exclamou o peixinho.
O Paulo desligou a água, olhou para o lago e viu a água a subir. Então, o peixinho voltou para o lago.
Marco António Rocha, turma C4 do CE de Campelo

Comentários

Mensagens populares deste blogue

DIA DO PI (π)

Exposição de trabalhos alusiva à constante π na biblioteca escolar. Estes trabalhos foram elaborados pelos alunos das turmas A e B do 7.º ano de escolaridade sob a orientação da professora Susana Andrade.

Rosas dos Ventos com criatividade

Os alunos do 7º ano da Escola Básica de Sobrado realizaram rosas dos ventos recorrendo a diversos tipos de materiais. Os trabalhos, elaborados no âmbito da disciplina de Geografia, estão expostos na Biblioteca e podem ser vistos a partir da seguinte ligação: Rosas dos Ventos

Exposição de maquetes

Está patente, na Biblioteca da Escola Básica de Sobrado, uma exposição de maquetes de habitações realizadas pelos alunos do 9º ano, no âmbito da disciplina de Educação Visual.