Avançar para o conteúdo principal

Mensagens

A mostrar mensagens de janeiro, 2013

Hora do conto com Contos Kamishibai

A Biblioteca da Escola de Fijós recebeu recentemente um pequeno teatro de madeira chamado Kamishibai, juntamente com alguns contos. Para quem desconhece este método de contar histórias, o blogue "Conta-me contos" apresenta uma breve explicação que aqui transcrevemos: "O teatro de papel é uma das formas mais populares de representação no Japão. Kamishibai, significa literalmente "drama de papel", e é uma forma de contar histórias que teve origem nos templos budistas japoneses no século XII, onde os monges utilizavam os emaki (pergaminhos que combinam imagens com texto) para contar histórias com ensinamentos morais para audiências maioritariamente analfabetas. Este método de contar histórias manteve-se durante vários séculos, mas possivelmente só se tomou consciência desta prática nos ínicios dos anos 20 até aos anos 50. Ainda no século XIX, o contador de histórias chegava de bicicleta ou a pé e batia com pedaços de madeira unidos por uma corda (hyoshigi)
Os alunos da Prof. Lurdes Braz, na Escola de Fijós,  relizaram alguns trabalhos que aqui divulgamos. A música escolhida é um tema do reportório tradicional do Brasil, mais propriamente do estado de Minas Gerais, e é conhecida como uma música de marujada, dado a temática ligada à vida no mar. Também os trabalhos do Tiago, do Diogo e da Luana são inspirados no mar. https://docs.google.com/file/d/0B3n6-QPd2Df5Y1FPOFY4WUZ4ZHc/edit Gente que vem de Lisboa Gente que vem pelo mar Laço de fita amarela Na ponta da vela no meio do mar Ei nós, que viemo De outras terras, de outro mar Temos pólvora, chumbo e bala Nós queremos é guerrear Quem me ensinou a nadar Quem me ensinou a nadar Foi, foi marinheiro Foi o peixinho do mar Ei nós, que viemos De outras terras, de outro mar Temos pólvora, chumbo e bala Nós queremos é guerrear

Inverno na Biblioteca...

No nosso painel apresentamos algumas impressões sobre a estação em que nos encontramos. Destacamos a árvore desenhada pelo Prof. Adelino e que foi muito apreciada por todos. O inverno veste as árvores de branco. O inverno cheira bem, traz-nos recordações. No inverno a chuva bate nas vidraças. O inverno acende as lareiras e os corações. O inverno traz-nos flores inesperadas. O inverno sabe bem, combina com um chá quentinho, na companhia de um amigo. No inverno podemos brincar com a neve. No inverno sabe bem a cama quentinha e ouvir a chuva lá fora. No inverno gosto do calor do fogão. No inverno, as laranjas são docinhas e sabem bem. No inverno as cascas das laranjas e das tangerinas cheiram bem. O inverno é o tempo do bolo-rei, das rabanadas e do cheirinho a canela. No inverno sabe bem ter um gatinho ao colo. …
Neste início de ano letivo, começamos por divulgar os vencedores de algumas atividades realizadas ao longo do período. O presépio vencedor foi da autoria do Gerson Emanuel e do Leonardo Oliveira do 5º A.   No concurso de t-shirts, realizado no âmbito do Halloween, a vencedora foi realizada pela aluna Soraia Monteiro, do 7º A.  O Mário Alexandre Sousa, do 5º C, foi o melhor leitor deste período. A equipa da Biblioteca, como não podia deixar de ser, ofereceu um livro como incentivo a novas leituras. Parabéns!