Avançar para o conteúdo principal

Mensagens

A mostrar mensagens de junho, 2018

SUGESTÃO DE LEITURA DIGITAL (32)

Esta semana, a proposta de leitura digital passa pelo escritor alemão Hermann Hesse. Para te aproximares das suas obras a Biblioteca Escolar João Antunes propõe-te a leitura do conto Sonho de uma flauta.  Para acederes a este conto basta apenas clicares  aqui . Gostaste deste conto? Sim... Então procura leres outras obras deste autor. A biblioteca escolar tem disponível para empréstimo domiciliário ou leitura presencial a seguinte obra de Hermann Hesse: Siddhartha . Boas leituras!

MELHOR LEITOR(A) DO PERÍODO (3)

Na Escola Secundária de Valongo, a melhor leitora do terceiro período foi a aluna Rita Neves, número 26 da turma LH3. Ao longo do terceiro período a aluna leu 6 livros diferentes: Hamlet de William Shakespeare, Contos fantásticos de Edgar Allan Poe, A Divina Comédia de Dante Alighieri, O retrato de Dorian Grey de Oscar Wilde, O Projeto Atena de Brad Thor e As histórias de terror do navio negro de Chris Priestley. Pelo seu mérito ser-lhe-ão atribuídos dois prémios, um oferecido pelo Agrupamento de Escolas de Valongo e outro pelo professor bibliotecário. Parabéns, Rita!

A LEITURA E A ARTE (37)

Peter Ilsted

POEMA DA SEMANA (37)

Nona Sinfonia É por dentro de um homem que se ouve o tom mais alto que tiver a vida a glória de cantar que tudo move a força de viver enraivecida. Num palácio de sons erguem-se as traves que seguram o tecto da alegria pedras que são ao mesmo tempo as aves mais livres que voaram na poesia. Para o alto se voltam as volutas hieráticas sagradas impolutas dos sons que surgem rangem e se somem. Mas de baixo é que irrompem absolutas as humanas palavras resolutas. Por deus não basta. É mais preciso o Homem. José Carlos Ary dos Santos

SUGESTÃO DE LEITURA DIGITAL (31)

Esta semana, a proposta de leitura digital passa pelo escritor brasileiro Graciliano Ramos. Para te aproximares das suas obras a Biblioteca Escolar João Antunes propõe-te a leitura do conto Baleia.  Para acederes a este conto basta apenas clicares aqui . Gostaste deste conto? Sim... Então procura leres outras obras deste autor. A biblioteca escolar tem disponível para empréstimo domiciliário ou leitura presencial a seguinte obra de Graciliano Ramos: Vidas secas . Boas leituras!

CONCURSO MEDI@ÇÃO

Trabalho produzido pelos alunos Luís Pinto e Luís Carvalho, da Escola Secundária de Valongo, no âmbito do Concurso Media@ção. O trabalho submetido a concurso constituiu um spot publicitário, em formato MP4. O concurso Media@ção pretendia contribuir para fomentar na comunidade educativa, particularmente nos alunos, o uso crítico, responsável e criativo dos media, bem como o exercício da liberdade de expressão. Para visualizares o vídeo elaborado pelos teus colegas podes clicar  aqui .

POEMA DA SEMANA (36)

Assim eu vejo a vida A vida tem duas faces: Positiva e negativa O passado foi duro mas deixou o seu legado Saber viver é a grande sabedoria Que eu possa dignificar Minha condição de mulher, Aceitar suas limitações E me fazer pedra de segurança dos valores que vão desmoronando. Nasci em tempos rudes Aceitei contradições lutas e pedras como lições de vida e delas me sirvo Aprendi a viver. Cora Coralina

A LEITURA E A ARTE (36)

Mulher idosa a ler , Boris Ivanovich Kopylov

CONCURSO NACIONAL DE LEITURA 2018 (3)

DIVULGAÇÃO (7)

Câmara oferece livros a Bibliotecas Escolares. Jornal Novo Regional . (30 maio 2018) 23.

SUGESTÃO DE LEITURA DIGITAL (30)

Para conheceres melhor a obra narrativa de Florbela Espanca, a Biblioteca Escolar João Antunes propõe-te a leitura do conto «O dominó preto». Para acederes a este conto basta apenas clicares  aqui . A equipa da biblioteca escolar espera que este conto te desperte a vontade de leres outras obras desta autora portuguesa que na sua vida e obra esteve tão à frente do seu tempo. Na Biblioteca Escolar João Antunes estão disponíveis os seguintes títulos de Florbela Espanca: Sonetos , O dominó preto  e As máscaras do destino . Boas leituras!

A LEITURA E A ARTE (35)

Woman Reading (The Artist's Wife), 1962, Aaron Shikler

POEMA DA SEMANA (35)

Ícaro A minha Dor, vesti-a de brocado, Fi-la cantar um choro em melopeia, Ergui-lhe um trono de oiro imaculado, Ajoelhei de mãos postas e adorei-a. Por longo tempo, assim fiquei prostrado, Moendo os joelhos sobre lodo e areia. E as multidões desceram do povoado, Que a minha dor cantava de sereia... Depois, ruflaram alto asas de agoiro! Um silêncio gelou em derredor... E eu levantei a face, a tremer todo: Jesus! ruíra em cinza o trono de oiro! E, misérrima e nua, a minha Dor Ajoelhara a meu lado sobre o lodo. José Régio