Avançar para o conteúdo principal

Livro do mês de dezembro "Dom Quixote de La Mancha"

O livro que decidimos destacar este mês é uma sugestão da aluna Inês Babo, do 8º ano da Escola Básica de Sobrado. A Inês gosta muito de ler. Vem, com regularidade, à Biblioteca da Escola escolher livros e a sua próxima leitura será o "Dom Quixote de La Mancha."

"Gosto muito de romances e achei que o Dom Quixote seria uma boa escolha por ser um clássico que já conhecia e admirava, a ponto de dizer que gostava de me apaixonar por alguém como o Dom Quixote. Porquê? Por ele ser admirável: louco e apaixonado, mostra que não desiste. Apesar de não ter a certeza que a sua amada Dulcineia existe, continua à sua procura. Atrai-me esta personagem do Dom Quixote e o contexto medieval de todo o livro (o cavaleiro, o escudeiro Sancho Pança...). Os livros passados na Idade Média agradam-me pois gosto do vocabulário que é utilizado e também por me inspirarem para escrever poesia. A minha mãe também gosta de ler e de escrever e eu herdei isso dela."


O escritor espanhol Miguel de Cervantes é o autor desta obra que foi publicada em 1605. É considerada uma das obras primas da literatura castelhana.

Para mais informações sobre esta obra e o seu autor pode consultar a  Infopédia.


Dom Quixote do pintor português Amadeo de Souza Cardoso



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Rosas dos Ventos com criatividade

Os alunos do 7º ano da Escola Básica de Sobrado realizaram rosas dos ventos recorrendo a diversos tipos de materiais. Os trabalhos, elaborados no âmbito da disciplina de Geografia, estão expostos na Biblioteca e podem ser vistos a partir da seguinte ligação: Rosas dos Ventos

DIA DO PI (π)

Exposição de trabalhos alusiva à constante π na biblioteca escolar. Estes trabalhos foram elaborados pelos alunos das turmas A e B do 7.º ano de escolaridade sob a orientação da professora Susana Andrade.

Livro do mês de março

  O livro que propomos para o mês de março é uma obra-prima da literatura universal: "Robinson Crusoé". Trata-se de um romance escrito por Daniel Defoe e publicado em 1719 no Reino Unido. A obra é a autobiografia fictícia de um náufrago que passou 28 anos numa ilha tropical remota, próxima de Trinidad, antes de ser resgatado. Trata-se de uma narrativa ao mesmo tempo alegórica e histórica, uma abordagem do modo como um homem consegue sobreviver, graças à sua resiliência e engenho, numa altura em que bens e dinheiro de nada lhe serviam e como esse homem enfrenta a solidão recorrendo ao trabalho e à imaginação. Daniel Defoe é considerado por muitos o primeiro romancista de língua inglesa. Clique para mais informações sobre a obra e o seu autor.