Avançar para o conteúdo principal

Inventa uma história

 Ainda no âmbito das sessões sobre a água que dinamizámos com os alunos das turmas de 1º ciclo, propusémos, aos alunos do 4º ano, a continuação de uma história a partir de duas introduções. Selecionámos dois textos que demonstram criatividade e uma coerência de ideias, mas que também revelam o domínio das regras da escrita de diálogo.

“Era uma vez um menino chamado Paulo que vivia rodeado de lagos com peixes, árvores, relva e areia. Um dia, ao acordar, Paulo reparou que a água do seu lago preferido estava suja.”

Então disse à mãe que queria um saco, luvas e pás. Foi para o lago e começou a limpar.
- Vou começar a pôr as mãos à obra! – exclamou o Paulo.
Depois de ter a água limpa, ouviu uma voz…
- Olá, como te chamas? – perguntou o peixe.
- Olá, eu chamo-me Paulo. E tu, como te chamas?
- Eu chamo-me Peixe.
- Queres ser meu amigo?
- Sim, quero - respondeu o peixe.
Então o Paulo perguntou-lhe:
- Peixe, posso cá voltar?
- Sim! Podes vir cá quando quiseres, Paulo.
Augusta Marujo, turma F1/4 da EB1/JI de Fijós

“Era uma vez um menino chamado Paulo que vivia rodeado de lagos com peixes, árvores, relva e areia. Um dia, ao acordar, Paulo reparou que a água do seu lago preferido mal lhe chegava aos joelhos.”
Paulo ficou triste e, de repente, ouviu alguém a chorar. Era um peixe pequenino que estava fora de água. E o Paulo perguntou-lhe:
- Porque estás a chorar?
- Estou a chorar porque não tenho água – disse o peixinho.
O Paulo levou-o para sua casa e pô-lo num aquário.
- Desliga a água! – berrou o peixinho.
- Porquê? – perguntou o Paulo.
- Porque vais gastar a água do lago! – exclamou o peixinho.
O Paulo desligou a água, olhou para o lago e viu a água a subir. Então, o peixinho voltou para o lago.
Marco António Rocha, turma C4 do CE de Campelo

Comentários

Mensagens populares deste blogue

DIA DO PI (π)

Exposição de trabalhos alusiva à constante π na biblioteca escolar. Estes trabalhos foram elaborados pelos alunos das turmas A e B do 7.º ano de escolaridade sob a orientação da professora Susana Andrade.

O Sistema Solar: exposição de trabalhos dos alunos da turma F3/4 da Escola de Fijós

Os alunos da turma F3/4 da Escola Básica de Fijós construíram, com muita imaginação e criatividade, sistemas solares que estão expostos na Biblioteca da Escola. Vale a pena visualizar os trabalhos através da ligação que se segue: https://drive.google.com/file/d/0B3n6-QPd2Df5MHFuVXEwUTV0bmc/view?usp=sharing

CÓDIGO QR DO BLOG DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE Valongo

O código QR é um código de armazenamento de informação bidimensional que está ao alcance de qualquer utilizador através de um simples telemóvel com câmara e software compatível. Este código, após a descodificação, não é mais do que o link que te irá redireccionar para este blog. Para ficares a saber mais sobre esta nova tecnologia, por favor, clica  aqui . Poderás criar um código QR nos «sites» elencados abaixo. http://br.qr-code-generator.com/ http://qr.ioi.tw/pt-PT/ http://www.visualead.com/qurify2/pt Caso necessites da aplicação para leres um código QR poderás obtê-la nos «sites» listados a seguir. https://play.google.com/store/apps/details?id=tw.mobileapp.qrcode.banner&hl=pt_PT http://download.cnet.com/QR-Code-Reader/3000-2124_4-75620296.html http://www.i-nigma.com/downloadi-nigmareader.html