Avançar para o conteúdo principal

Mensagens

A mostrar mensagens de fevereiro, 2013

S. Valentim na Biblioteca

  Ter um amigo é maravilhoso. Ser amigo de alguém ainda melhor; é como recordar e sentir o Sol a brilhar. Um amigo é alguém com quem se está bem. Mas um amigo é muito mais do que isso! É alguém que pensa em ti quando não estás aqui. Nunca se está realmente só quando se tem um amigo. Amigo é uma palavra bonita. É quase a melhor palavra! Leif Kristiansson (tradução de Sophia de  Mello Breyner Andresen)

O Carnaval já chegou à Biblioteca...

A Prof. Paula Oliveira encarregou-se de trazer um cheirinho de Carnaval à nossa Biblioteca. As mascarilhas decoram as janelas e todos recebem as boas vindas com este simpático palhaço.  Desejamos um Carnaval bem passado e com boa disposição!!!
Aqui está mais um trabalho de ilustração, desta vez da obra "A ilha dos sonhos" realizado pelos alunos da Educação Pré-Escolar da Prof. Natividade, da Escola de Campelo, no âmbito da hora do conto dinamizada pela Prof. Graça.  A Ilha dos Sonhos Publish at Calameo or read more publications .
As Bibliotecas do Agrupamento de Escolas de Valongo já têm um catálogo comum e disponível on-line. Deste catálogo fazem parte as coleções da Biblioteca da Escola Secundária de Valongo e das Bibliotecas Escolares de Sobrado que são a Biblioteca da EB1/JI de Fijós, a Biblioteca da EB1/JI de Campelo e a Biblioteca da EB2/3 de Sobrado. Inclui, ainda, a coleção da EB1/JI da Balsa que, apesar de ser uma escola pequena, sem biblioteca, dispõe de uma pequena coleção que os alunos podem requisitar para leitura domiciliária. Vamos proceder à catalogação da coleção da EB1/JI de Paço que também não tem biblioteca, mas dinamiza a pequena coleção de livros existente. O link para aceder ao catálogo é o seguinte: http://rbep.cm-porto.pt/rbep/catind.asp?id=0&base=aev Pode criar um atalho no ambiente de trabalho e, assim, aceder diretamente. O nosso catálogo está disponível no portal da  RBEP (Rede de Bibliotecas Escolares do Porto) e no da Rede de Bibliotecas Escolares.
 Continuamos a desenvolver sessões com os alunos do Ensino Pré Escolar e do 1º ciclo. Ainda integrado no tema "água",  os alunos do 4º ano da Prof. Anabela, da Escola de Fijós, procuraram, nos livros da Biblioteca,  poemas, anedotas, adivinhas e provérbios relacionados com a água, copiaram-nos e ilustraram-nos. Poemas Ilustrados Publish at Calameo or read more publications . Os alunos de 1º ano da Prof. Manuela, também da Escola de Fijós, ilustraram poemas de vários autores que anteriormente tínhamos selecionado. Poemas ilustrados Publish at Calameo or read more publications . Na Hora do conto com os alunos do Pré Escolar da Prof. Conceição, da Escola de Fijós, a Prof. Graça contou a história " Tommy, o índio", a partir da qual os alunos realizaram, em sala de aula, o livro que se segue. Publish at Calameo or read more publications . Tommy, o índio Publish at Calameo or read more publications .
A Biblioteca recebeu livros novos, dos quais destacamos "Se eu fosse um livro" , de José Jorge Letria e " Os Lusíadas para gente nova " de Vasco Graça Moura. O primeiro é uma obra inspiradora pelas ilustrações e pelas ideias que o autor desenvolve a partir do livro. O segundo é uma abordagem inovadora e diferente sobre esta obra de Luís de Camões.   http://livraria-papa-livros.blogspot.pt/2011/11/se-eu-fosse-um-livro.html http://www.youtube.com/watch?v=ShlwXYvZKbM   https://www.youtube.com/watch?v=DEo7tsD4nVg